sexta-feira, 10 de junho de 2011

ROTEIROS DE LÍNGUA PORTUGUESA


Língua Portuguesa
Programa de Ensino Médio

Objetivos Específicos


Conceituar,  conhecer, identificar definir, classificar e reconhecer os conteúdos gramaticais e as três partes básicas da gramática;
Deduzir, diferenciar, discutir e diferenciar e exercitar os conteúdos lingüísticos;
Interpretar, explicar, justificar, desenvolver, memorizar e comparar os diferentes tipos de produção textual;
Narrar, descrever e dissertar textos;
Analisar, debater, examinar e diferenciar os tipos básicos de textos em Língua Portuguesa;
Aplicar, desenvolver, estruturar, exercitar, usar empregar os conteúdos gramaticais nas produções textuais;
Compor,esquematizar,sintetizar, produzir e documentar conteúdos lingüísticos
Argumentar, criticar, escolher e julgar os recursos da língua nos usos coloquiais e na Norma Culta ou Língua Padrão.


PRIMEIRO ANO

I trimestre

Reflexão Lingüística

Fonética
Letra/som/fonema
Classificação dos fonemas
Encontros vocálicos
Encontros consonantais
Dígrafo
Sílaba
Separação de sílaba
Tonicidade silábica
Classificações quanto à quantidade de sílabas e quanto à posição da sílaba tônica
Acentuação gráfica
Regras antigas
Novas regras
Casos problemáticos de acentuação
Usos e empregos

Gêneros e conceitos

Identidade/outridade
Criação de blogs
Auto-análise e posicionamento
Narrar/descrever
Resenhar
Letras de música
Linguagem e apresentação escrita e oral
Transposição de linguagens da música para a fala coloquial


II trimestre

Reflexão lingüística

Estrutura e formação das palavras
Morfema
Classificação dos morfemas
Análise morfológica
Prefixos e radicais Greco-latinos
Derivação
Composição
Outros processos
Usos e empregos

Gêneros e conceitos

A Realidade
Narrar/descrever
A crônica social


III trimestre

Reflexão lingüística

O verbo
Conceito
Classificação
Modos
Tempos
Pessoas
Vozes
Conjugações
Usos e empregos

Gêneros e conceitos

História em quadrinhos
Charge
A tira de jornal
Narrar/descrever
Diálogos
A imagem

SEGUNDO ANO

I trimestre

Reflexão lingüística

O Substantivo
Conceito
Classificação
Coletivos eruditos
Flexões
Plural metafônico e de compostos
Mudança de gênero com mudança de sentido
Palavras com gêneros problemáticos
Usos e empregos
Numerais
Conceito
Classificação
Usos e empregos

Gêneros e conceitos

Identidade/outridade
Criação de Blogs
Auto-análise e posicionamento
Narrar/descrever
Resenhar
Letras de música
Linguagem e apresentação oral
Transposição de linguagens da música para a fala coloquial

II trimestre

Reflexão lingüística

Adjetivo
Conceito
Classificação
Pátrios
Locuções adjetivas
Uso e empregos
Advérbio
Conceito
Classificação
Uso e empregos
Conjunção
Artigo
Preposição
Pronome

Gêneros e conceitos

O conto 
Mistério e suspense
O sobrenatural
Personagens
Espaço
Narrador
Diálogos
Capitulação

III trimestre

Reflexão lingüística

Sintaxe
Conceito
Análise sintática
As funções das palavras no sintagma
Frase/oração/período
Termos essenciais, integrantes e acessórios
Composição do período
Classificação das orações
Usos e empregos

Gênero e conceitos

O lírico
A linguagem poética
Versificação
Rimas
Versos
Estranhamento da realidade


TERCEIRO ANO

I trimestre

Reflexão lingüística

Regência
Conceito
Verbal e nominal
Usos e empregos
Crase
Conceito
Classificação
Usos e empregos
Gêneros e conceitos

Identidade/outridade
Criação de blogs
Auto-análise posicionamento
Narrar/descrever
Resenhar
Letras de música
Linguagem e apresentação escrita e oral
Transposição de linguagem da música para a fala coloquial


II trimestre

Reflexão lingüística

Concordância
Conceito
Verbal e nominal
Usos e empregos

Gêneros e conceitos

Redação
Dissertação argumentativa
Resenha
Coesão coerência
Estrutura
Diagramação



III trimestre

Reflexão lingüística

Estilística
Vícios e figuras de linguagem
Parônimos e homônimos

Gêneros e conceitos

Relatório
Artigo
Currículo
Monografia
Projeto




METODOLOGIA DE SALA DE AULA


Conversa
Diálogo
Argumentação
Exposição
Resumos
Comparações
Leitura
Memorização
Exposições
Pesquisas
Orientações
Provocações
Resolução e conteúdos no quadro
Sala de vídeo
Sala de informática
Biblioteca
Conteúdos postados no blog do professor na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

não seja tímido

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.